Make your own free website on Tripod.com
 
 
O Santos Futebol Clube, logo depois de sua fundação, em 1912, realizava seus teinamentos em um campo localizado no bairro do Macuco, mais precisamente na Rua Manoel Tourinho. Como o gramado não possuía as dimensões oficiais mínimas, seus jogos eram disputados na Avenida Ana Costa, no terreno onde posteriormente foi erguida a Igreja Coração da Maria, na Vila Mathias. O Campo, no entanto, foi emprestado pelo seu proprietário e era utilizado por outros times da cidade. Em 1915, essa situação tornava-se cada vez mais angustiante, obrigando o clube inclusive a recusar as visitas de equipes já muito conhecidas na época como São Cristóvão, do Rio de Janeiro e até agremiações argentinas, casos do Wanderes e do Alumny. Para resolver o problema de uma vez por todas, seus dirigentes passaram a procurar terrenos pela cidade. A 31 de maio de 1916,uma assembléia geral aprovou a compra de uma área de 16.500 metros quadrados, na Vila Belmiro, entre as ruas Abolição (hoje Princesa Izabel), Guarani (hoje José de Alencar), Tiradentes e Dom Pedro I. E no dia 12 de outubro daquele ano, o sonho torna-se realidade com a inauguração da praça de esportes da Vila Belmiro.O primeiro jogo, no entanto, só aconteceria 10 dias depois, diante do Ipiranga, pelo Campeonato Paulista. O Santos venceu por 2 x 1, sendo Adolfo Millon Jr. o autor do primeiro dentre os milhares de gols que foram marcados naquele gramado mágico. E que, com o passar dos anos, tornou-se um templo sagrado do futebol internacional
...............................................
Em 1924 o Santos teve a oportunidade de ser o primeiro clube do mundo a possuir um estádio iluminado, caso a proposta apresentada pudesse ser viabilizada economicamente o que somente foi possível em 1931. No dia 21 de março daquele ano, exatamente às 20 horas, eram acesos os refletores do campo santista. Para marcar a ocasião, o Santos enfrentou uma seleção da cidade que venceu por 1 a 0.
A honra de marcar o gol pioneiro em uma partida iluminada artificialmente no município coube a Manoel Cruz, meia-direita da Associação Atlética Portuguesa. 
 
Urbano Caldeira
.............................................
Durante anos a fio, o campo do Santos não possuía uma denominação oficial. Era apenas o Estádio de Vila Belmiro, bairro que o abriga e que a partir dos anos 60 passou a ser chamada de "Vila mais famosa do mundo". Seu nome atual, Estádio Urbano Caldeira, surgiu somente em 1933, uma forma de homenagear aquele que foi um dos maiores benfeitores do clube em toda sua história. 
 
Reforma do gramado e ampliação da capacidade
............................................
Logo após o encerramento do Campeonato Paulista de 1996, o presidente Samir Jorge Abdul-Hak e sua diretoria tomaram uma importante decisão: o gramado da Vila Belmiro, sempre muito criticado, deveria passar por uma ampla reforma. Um moderno sistema de drenagem e irrigação controlado por computador foi instalado, proporcionando perfeitas condições de jogo com qualquer tempo. Hoje, o campo do Estádio Urbano Caldeira é apontado por jogadores, técnicos e jornalistas esportivos como um dos melhores do Brasil. A inauguração aconteceu no dia 27 de março de 1997, quando o Santos venceu o Internacional de Porto Alegre, em jogo válido pela Copa do Brasil. Em paralelo à reforma do gramado, foi construído o complemento do anel de arquibancada atrás do gol de fundo do estádio, um sonho acalentado pela família santista há mais de 30 anos. Além de aumentar a capacidade da Vila em cerca de quatro mil torcedores nos setores de arquibancada, numerada e geral, a obra possibilitou uma harmonia arquitetônica ao já charmoso estádio alvinegro. Uma grande festa marcou a entrega das novas instalações, momentos antes da vitória do Santos sobre o Goiás por 3 a 0, pelo Campeonato Brasileiro no dia 20 de julho de l997. 
........................................
.............................
........................................
  ......................................
......................................
Volta a Página Inicial.....................
 
 ClassificaçãoPágina Principal / Histórico do Santos F.C. / Curiosidades
Dados / Centro de Treinamento / Vila Belmiro / Hino Oficial / Leão do Mar
Títulos / Campeonato Brasileiro 98 / História Craques Inesquecíveis